sexta-feira, 19 de abril de 2013

Estado avalia potencial turístico de Ipatinga




A Fundação Getúlio Vargas (FGV) encerra nesta sexta-feira (19/04) o Estudo de Competitividade dos Destinos Turísticos, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) e realizado em Ipatinga desde o dia 15 de abril. Durante a semana, o pesquisador da FGV entrevistou representantes da Prefeitura de Ipatinga, da iniciativa privada, do Conselho Municipal de Turismo, Circuito Mata Atlântica de Minas e Convention & Visitors Bureau, além de fazer visitas técnicas aos principais pontos turísticos do município.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga, Hélcio Muzzi Martins, o resultado do estudo norteará as ações para alavancar a atividade turística regional. “Ipatinga caminha para desenvolver e incrementar o setor turístico. Tendo em vista as potencialidades do município, essa avaliação do Setur nos mostrará as necessidades e as adequações que precisam ser feitas para avançarmos no setor”, avalia o secretário.

O levantamento utiliza uma metodologia de pesquisa com padrão nacional, utilizada desde 2008, e que será aplicada em outros 21 municípios mineiros. O objetivo do estudo é realizar um diagnóstico detalhado e avaliar o grau da competitividade turística dos destinos indutores de Minas Gerais. O resultado da pesquisa deve orientar o desenvolvimento de políticas públicas, ao apontar as áreas que podem ser priorizadas ou aprimoradas nos municípios. 

Durante os cinco dias da pesquisa, mais de 600 tópicos avaliam as dimensões: Infraestrutura Geral; Acesso; Serviços e Equipamentos Turísticos; Atrativos Turísticos; Marketing; Políticas Públicas; Cooperação Regional; Monitoramento; Economia Local; Capacidade Empresarial; Aspectos Sociais; Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais.

Leia mais no site da Prefeitura de Ipatinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário