segunda-feira, 8 de abril de 2013

Segurança alimentar e nutricional nas escolas


Numa ponta, promover a educação alimentar e nutricional no ambiente escolar. Do outro lado, capacitar produtores, aumentar a produção e incentivar as escolas a adquirirem alimentos da agricultura familiar no município. É assim que Ipatinga trabalha na estruturação do programa “Cultivar, Nutrir e Educar”, desenvolvido pelo Estado em parceria com o Comitê Segurança Alimentar e Nutricional, reunindo profissionais das secretarias municipais de Saúde, de Desenvolvimento Econômico e de Educação, além da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). 

Esta semana o programa iniciou uma nova fase: a capacitação dos profissionais que preparam os alimentos servidos diariamente na merenda escolar. O ciclo de palestra vai até o dia 15 deste mês e envolverá, a princípio, 115 cantineiras da rede estadual de ensino. Na pauta, instruções sobre noções básicas de higiene, boas práticas de manipulação de alimentos e gerenciamento de resíduos e como prevenir as doenças toxinfecciosas, provocadas por alimentos contaminados. O primeiro encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (08/04) na Escola Estadual João Walmick, no bairro Vila Ipanema.

De acordo com a extensionista de Bem Estar Social da Emater-MG, Alessandra Araújo Vaconcelos,  uma das metas do programa “Cultivar, Nutrir e Educar” é garantir que pelo menos 30% dos produtos da merenda escolar sejam adquiridos da agricultura familiar. Mas para isso, como destaca a extensionista, é necessário oferecer subsídios para que o homem do campo consiga oferecer os produtos em quantidade e qualidade.

Em janeiro, a Administração Municipal retomou o convênio com a Emater e, desde então, trabalha na reestruturação dos serviços de apoio e assistência técnica aos produtores rurais e quitandeiros. Atualmente, 17 associações comunitárias da zona rural do município – nos bairros Tribuna, Ipaneminha, Ipanemão, Taúbas, Pedra Branca, Forquilha e Córrego dos Lúcios – integram o programa.

Leia mais sobre as notícias do dia no site da Prefeitura de Ipatinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário