As discussões sobre a segurança pública devem contar com a participação efetiva dos municípios da região, pois não é um assunto que se limita a uma cidade especificamente e sim envolve todo o Vale do Aço. A opinião é da prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, que participou nesta sexta-feira (05/04), de um encontro de trabalho promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Social, com a presença do secretário Rômulo Carvalho Ferraz e da cúpula estadual das Polícias Civil e Militar.
“A segurança pública depende, não só dos municípios, mas das parcerias que são fundamentais com as Polícias Civil e Militar e o governo estadual. Por isso, estou muito satisfeita em participar desse evento, ao lado do secretário Rômulo Ferraz e dos prefeitos da região, pois é uma demonstração de que a segurança vai ocupar um espaço importante na agenda política das nossas cidades e do Estado nos próximos anos”, avalia a prefeita Cecília Ferramenta.
O secretário Rômulo Ferraz relatou diversos temas referentes à segurança pública regional abordados pelas autoridades policiais, durante reunião fechada ocorrida na manhã desta sexta-feira. De acordo com o representante do governo estadual, a principal novidade é em relação à implantação do Centro de Internação de Adolescentes (CIA) de Ipatinga, assegurando que a unidade estará em funcionamento ainda neste ano para atender à demanda de toda a região.
Ferraz também anunciou que até o mês de setembro próximo a fiscalização da Lei Seca será intensificada na área da 12ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), cuja sede é em Ipatinga. O secretário anunciou, ainda, a ampliação do efetivo policial na região, as obras de duplicação da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, que terá vagas ampliadas de 384 para 736, e a construção de uma penitenciária em Manhuaçu, com capacidade para 286 detentos.
A respeito da reativação do programa Olho Vivo em Ipatinga, cujo contrato foi suspenso e cancelado pelo governo anterior, o secretário Rômulo Ferraz se prontificou a participar pessoalmente das negociações que envolvem a Prefeitura e a fundação responsável pela administração do serviço no município. “Essa é uma questão complexa, mas é importante destacar que há interesse de todos os lados em buscar uma solução”, afirmou o secretário.
A prefeita Cecília Ferramenta enfatizou a disposição do município em reestruturar o Olho Vivo, mas seguindo premissas que atendam aos interesses públicos. A formalização de parcerias com o Estado para garantir avanços na segurança pública e em diversas áreas, como saúde, educação e assistência social, também foi destacada pela chefe do Executivo.
“Dentro das possibilidades do município, com responsabilidade e de acordo com os interesses da população, vamos fazer tudo o que estiver ao alcance para promover a paz social”, frisou a prefeita, lembrando que está semana deu posse ao vice-prefeito Coronel Ramalho como titular da recém criada Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã.
Leia em nosso site esta e outras notícias do dia: www.ipatinga.mg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário