57,8% dos focos de infestação da dengue foram encontrados dentro de casa. Foto: JBReis - Secom/PMI |
O clima quente e úmido volta a dar condições ideais para a proliferação do mosquito da dengue, e Ipatinga, mais uma vez, reforça as ações preventivas para evitar nova epidemia. O levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta quarta-feira (30/10), apurou que a larva do mosquito transmissor da doença está presente em 3,2% das residências visitadas entre os dias 21 e 23 de outubro.
Os agentes de controle de endemias do município irão retomar as visitas domiciliares, desta vez, para a realização do tratamento focal (controle químico com aplicação de larvicida) e reforço de ações educativas junto à comunidade. A operação será iniciada pelos bairros com altos índices de infestação onde o índice apurado foi de 4,5% nos dois primeiros bairros e 4,4% outros dois. O preconizado pelo Ministério da Saúde é menor que 1%, para se evitar a epidemia de dengue.
Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ipatinga, Telma Semirames, explica que durante todo o ano o município realiza ações preventivas, que vão desde a limpeza regular de lotes vagos, retiradas de entulhos, até o controle do vetor em lotes e ruas. No entanto, conforme a especialista, com base no último levantamento, 57,8% dos focos de infestação da dengue foram encontrados dentro de casa.
Clique aqui para acessar nosso site e saiba mais sobre o LIRAa. Confira também a lista de bairro com maiores índices de infestação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário