segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Ações estabilizam quadro de epidemia



Embora a situação ainda seja preocupante, com 4.708 casos notificados até o último dia 30 de janeiro, as ações do Plano Municipal de Enfrentamento à Dengue já começam a surtir efeitos. “Todas as secretarias da administração municipal trabalham em conjunto nas ações para estabilizar o quadro”, afirma Eduardo Penna, secretário de Saúde de Ipatinga.

Desde a semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde implantou mais uma ação com objetivo de melhorar os serviços de controle da doença. Este é o caso da descentralização do acolhimento e os primeiros atendimentos aos pacientes, que também passaram a ser realizados nas 18 unidades da rede municipal de saúde. Embora longe do ideal, o fluxo de atendimento começa a dar sinais de melhoras, com o acolhimento mais ágil e de qualidade para o paciente com suspeita da doença.

Na próxima semana, a rede municipal passará a oferecer outro serviço de controle da endemia, por meio do Teste Rápido NS1, exame sorológico que permite diagnosticar o vírus da dengue em até 20 minutos. A princípio serão ofertados 400 testes para a Unidade de Hidratação e outros 60 para o Hospital Municipal de Ipatinga. Seguindo orientação médica, o exame é fornecido a pessoas com doenças correlacionadas (gestantes, idosos, hipertensos e diabéticos). O teste será oferecido pela rede municipal de saúde em parceria com o governo de Minas Gerais.

Leia mais sobre as ações da atual administração para o controle da dengue na cidade, no site da Prefeitura de Ipatinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário