Profissionais da rede capacitados para identificar os sintomas e garantir tratamento adequado_JB Reis |
Nesta quarta e quinta-feira (03 e 04/07), a Prefeitura de Ipatinga capacitou mais um grupo de médicos e enfermeiros para os protocolos de classificação de risco e manejo de paciente com síndrome gripal. A médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Carmelinda Lobato de Souza, explica que o período atual é de sazonalidade da gripe e a orientação é para que os pacientes com sintomas procurem a unidade básica de saúde mais próxima e não tomem medicação por conta própria, como os antigripais.
Carmelinda Lobato esclarece que tosse ou dor de garganta, febre alta permanente e dificuldade de respirar são sinais que podem indicar o agravamento do quadro. O cuidado deve ser maior com pessoas dos grupos de maior vulnerabilidade para as complicações da gripe, como idosos, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas. “Os nossos médicos estão preparados para identificar os sintomas e garantir o acesso rápido ao tratamento adequado”, completa.
Em Ipatinga, os pacientes com sintomas da síndrome gripal devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de suas residências. O tratamento é oferecido gratuitamente pela rede municipal de saúde, e sua retirada deverá ser feita conforme orientação médica.
Acesse o site da Prefeitura de Ipatinga e saiba mais sobre como se prevenir contra a Síndrome Gripal (SRAG).
Nenhum comentário:
Postar um comentário