Prefeita tem apoio da presidenta Dilma para concluir o Hospital Municipal e realizar programas de Saúde no município. Arquivo Secom/PMI |
Ipatinga vai ser contemplada com diversos programas do governo federal especialmente para melhorar a assistência à saúde do brasileiro. A prefeita Cecília Ferramenta esteve em Brasília, na última segunda-feira (08/07), para participar dos anúncios das medidas pela presidenta Dilma Rousseff.
A prefeita de Ipatinga aproveitou para analisar, junto ao Ministério da Saúde, os projetos em que o município se enquadra e já conseguiu antecipar algumas novidades. Entre elas, a adesão do município ao programa federal mais “Mais Médicos para o Brasil”, a implantação do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) – antigo Programa de Internação Domiciliar (PID) – e a construção de pelo menos três novas unidades de saúde, além da reforma das já existentes na rede municipal.
“Vamos cadastrar nossa cidade para receber médicos contratados e custeados pelo governo federal, o que vai possibilitar ampliarmos o atendimento na rede pública. Além disso, a presidenta Dilma e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram mais recursos para o custeio do SUS na cidade e a ampliação do teto para ações de Vigilância em Saúde e do Piso de Atenção Básica (PAB) fixo”, antecipa Cecília Ferramenta.
Atendimento Domiciliar
O implantação do Serviço de Atendimento Domiciliar, que já funcionou no município como Programa de Internação Domiciliar, é uma das metas estabelecidas pelo atual governo e também foi contemplado pelas medidas anunciadas em Brasília. “Vamos poder, muito em breve, colocar em funcionamento três equipes do PID, humanizando ainda mais a atenção à saúde na cidade e contribuindo também para desafogar leitos em nossas unidades hospitalares”, explica a prefeita.
Conforme a prefeita de Ipatinga, estão garantidos também os recursos para a reforma das unidades de saúde do município e a ampliação das farmácias da rede pública. O processo de licitação para estas obras deverá ser concluído ainda neste mês.
Novas unidades
Cecília Ferramenta confirmou, ainda, que serão liberados recursos para a conclusão das obras do Hospital Municipal de Ipatinga, que deverão exigir investimentos de aproximadamente R$ 12 milhões. “Temos o compromisso dos governos estadual e federal neste sentido. Já estamos preparando o processo licitatório, pois queremos iniciar as obras o quanto antes”, destaca.
A ampliação da rede básica de saúde também é um dos objetivos da atual Administração Municipal, que já assegurou recursos no orçamento deste ano para a construção da unidade do bairro Caravelas e está pleiteando, junto ao Estado, a inclusão de outras três unidades para o próximo ano.
“Vamos continuar lutando por mais recursos para a Saúde na cidade, o que é uma das nossas principais prioridades. Por isso mantemos esse canal direto de comunicação com os governos estadual e federal e temos sido felizes em nossas reivindicações. Estamos confiantes de que vamos dar um grande salto de qualidade nos próximos anos, garantindo uma melhor assistência à saúde para os cidadãos ipatinguenses e da região”, conclui a prefeita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário