Os agentes de saúde e médicos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde realizam testes rápidos para detectar leishmaniose visceral em cães de Ipatinga. De janeiro a junho, já foram testados 2,1 mil animais, sendo 150 confirmados para a doença. O teste rápido é realizado em apenas 20 minutos e, em caso de resultado positivo, o animal é submetido ao exame sorológico (imunoenzimático).
A testagem rápida integra as ações de combate e controle da doença na rede municipal. Em Ipatinga também estão em curso a capacitação de profissionais e ações educativas junto à comunidade, com foco na prevenção da doença, para garantir a eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da leishmaniose em ambientes urbanos e, principalmente, a posse responsável do animal (potencial hospedeiro da doença).
Os casos suspeitos de leishmaniose canina devem ser comunicados diretamente ao Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone: 3829-8383. Clique aqui, leia mais e saiba como se prevenir contra a leishmaniose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário