Desde junho, Ipatinga oferece o teste do pezinho ampliado para detecção de seis doenças genéticas. Foto: JB Reis - Secom/PMI |
O secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, antecipa que, a partir de 2014, a Prefeitura de Ipatinga também vai ofertar testes rápidos de sífilis e HIV para gestantes na rede de saúde. Os exames serão realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) onde a mãe já realiza o pré-natal. O novo serviço integra o programa “Rede Cegonha”, do Ministério da Saúde.
Na rede municipal de saúde, já são oferecidos os testes do pezinho ampliado (triagem pré-natal), com cobertura para a detecção precoce de seis doenças genéticas em recém-nascidos, e também os exames de papel filtro para toxoplasmose em gestantes.
Em Ipatinga, o atendimento pré-natal é oferecido, gratuitamente, nas 19 UBS, que abrangem as nove regionais da cidade. A rede municipal de saúde garante o mínimo de sete consultas (pré-natal e puerpério), exames e vacinas da puérpera e do recém-nascido. Além disso, a gestante pode participar de grupos de orientação e apoio ao aleitamento materno, à saúde da mulher e da criança e tem acesso aos serviços dos programas “Mãe de Minas” (estadual) e “Rede Cegonha” (federal).
Leia mais sobre outras notícias do dia em nosso site: www.ipatinga.mg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário