quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Conscientização é remédio eficaz contra dengue



Em Ipatinga, a palavra de ordem é eliminar todo e qualquer foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. É por isso que o trabalho dos agentes de endemias também se estende aos lotes vagos, áreas abandonadas e, conforme denúncias da própria comunidade, até mesmo em pontos de despejo de entulho irregulares, que são potenciais criadouros do mosquito.

Durante a ação, os agentes de endemias fazem o controle químico com aplicação de larvicida. Agente de endemia há quatro anos, Pablo Soares esclarece o larvicida utilizado tem efeito médio de oito semanas após a aplicação. Mas ele destaca que a ação do controle químico é localizada, ou seja, o produto elimina as larvas aonde foi aplicado.

Para Pablo, o principal controle passa pela conscientização de cada um. “Nós fazemos o controle químico em todos os pontos da cidade. Mas o trabalho feito pelo agente de endemia não vai adiantar se no dia seguinte alguém jogar na rua ou num lote um novo objetivo que pode acumular água e se transformar em mais um criadouro do mosquito”, alerta o agente, enquanto aplica o produto no bairro Cidade Nobre.

Leia mais sobre como se previnir contra a dengue no site da Prefeitura de Ipatinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário