A necessidade de buscar reforços para conter o avanço da dengue em Ipatinga levou a prefeita Cecília Ferramenta (PT) a decretar Estado de Emergência no município. Apenas entre os dias 2 e 18 de janeiro já foram notificados cerca de 2.200 casos da doença na cidade.
“É um estado de quase calamidade. Nós estamos decretando estado de emergência para buscar reforços que a gente precisa, tanto do Estado quanto do governo federal, e também para a conscientização da população. Porque a dengue não se combate só com ações do governo municipal”, justifica Cecília Ferramenta.
O decreto assinado nesta sexta-feira (18), pela prefeita e o secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, vai possibilitar à Prefeitura buscar recursos novos para restabelecer e ampliar os serviços essenciais de prevenção da dengue. Uma das principais medidas é no sentido de reforçar as equipes de endemias e a limpeza urbana, comprometidas nos últimos anos por falta de pagamentos.
“A falta da coleta de lixo e de entulhos, por exemplo, vem acarretando sérios problemas e a consequência está aí: a epidemia da dengue que o nosso município está vivendo”, pontua a prefeita. Um exemplo é o Posto de Hidratação 24 horas da Policlínica, que em uma semana de funcionamento já atendeu mais de 1.120 pacientes.
Mais informações sobre a Unidade de Higratação no site da Prefeitura de Ipatinga.
Mais informações sobre a Unidade de Higratação no site da Prefeitura de Ipatinga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário