quarta-feira, 27 de março de 2013

PMI apresenta Programa de Metas



A Prefeitura de Ipatinga apresentou, nesta quarta-feira (27/03), o Programa de Metas contendo as prioridades, as ações estratégicas e os indicadores quantitativos para cada um dos setores da Administração Municipal.

O procedimento obedece ao artigo 78-A da Lei Orgânica de Ipatinga, que determina que, até 90 dias após a sua posse, a prefeita relacione as diretrizes de sua campanha eleitoral e os objetivos, as diretrizes e as demais normas da legislação do Plano Diretor.

“O Programa de Metas está fundamentado em nosso programa de governo, aprovado pela maioria da população de Ipatinga nas eleições de outubro de 2012”, anuncia a prefeita Cecília Ferramenta.

São ao todo cinco marcas estratégicas: “Ipatinga governada com eficiência, transparência e participação popular”; “Ipatinga inclusiva e de oportunidades”; “Ipatinga bem cuidada, com qualidade de vida para todos”; Ipatinga engajada no desenvolvimento regional” e “Ipatinga crescendo em ritmo de Brasil”.

Os indicadores de desempenho foram elaborados e fixados conforme os critérios definidos, também, no artigo 78-A, parágrafo 5º da Lei Orgânica de Ipatinga. “Uma cidade bem cuidada, segura, limpa, bem administrada e preparada para gerar desenvolvimento e garantir qualidade de vida para nossa população. É assim que desejamos ver Ipatinga de novo”, conclui a prefeita Cecília Ferramenta.

O documento contendo o Programa de Metas do governo foi encaminhado para apresentação à Câmara Municipal e encontra-se publicado no Diário Oficial do município, no site www.ipatinga.mg.gov.br.

Expediente diferenciado durante a Semana Santa


Devido ao feriado da Semana Santa, alguns serviços da Prefeitura de Ipatinga funcionarão em horário diferenciado. Conforme o Decreto nº 7.420, de 20 de março, as repartições públicas terão ponto facultativo nesta quinta-feira (28/03). Não haverá expediente também na sexta-feira (29), feriado nacional. O atendimento volta ao normal na segunda-feira (01/04). 

A PMI esclarece que o ponto facultativo não se aplica às atividades vinculadas aos serviços essenciais, tais como Defesa Civil, limpeza urbana, serviços de saúde e cemitérios.

Limpeza urbana
A coleta de lixo e de entulho acontecerá de maneira regular durante o feriado prolongado. Os serviços de varrição de ruas e capina serão suspensos apenas no dia 29 (sexta-feira), feriado da Paixão de Cristo.

Segurança
Os serviços de segurança pública permanecem de plantão 24 horas. Para acionar a Defesa Civil, ligue 199.

Saúde
O Hospital Municipal de Ipatinga e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funcionarão normalmente para atendimento de urgência e emergência.
Para os pacientes acometidos pela dengue, a Unidade de Hidratação, localizada na Policlínica Municipal, no bairro Cidade Nobre, também terá funcionamento 24 horas durante todo o feriado. 

Contatos
Para entrar em contato com o SAMU, disque 192.
Hospital Municipal – Avenida Felipe dos Santos, 123 – Cidade Nobre.
Policlínica Municipal – Rua Joaquim Nabuco, 370 – Cidade Nobre.

Leia mais sobre as notícias do dia no site da Prefeitura de Ipatinga.

Cozinha Brasil tem recorde de participantes


A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, participou nesta quarta-feira (27/04) da aula de encerramento do programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, promovido pelo Serviço Social das Indústrias (Sesi) e a Federação de Indústrias e Empresas de Minas Gerais (Fiemg) em parceria com a Prefeitura.

Com número recorde de participantes – pelo menos 240 pessoas, entre mulheres e homens – o programa ofereceu cursos gratuitos de culinária e alimentação saudável. Atendendo a um pedido da Administração Municipal, a organização incluiu mais 30 vagas para atender a demanda de interessados.

A prefeita Cecília Ferramenta esteve presente no encerramento e frisou a importância de cursos voltados para a qualificação profissional nos mais diversos segmentos e para todas as idades. “Gosto de cozinha e sei da importância de uma alimentação saudável. Mas este curso vai além, e nada impede que as informações repassadas sejam utilizadas para a geração de novos empregos”, justifica a prefeita.

Além de aprenderem como aproveitar os alimentos, os alunos receberam diploma e um livro com receitas e dicas sobre educação alimentar. Em Ipatinga, as vagas foram preenchidas por representantes de famílias cadastradas no programas assistências do município, como o Bolsa Família do governo federal, os grupos do Movimento de Mulheres de Ipatinga e entidades sociais.

Acesse o site da Prefeitura de Ipatinga e saiba mais sobre o evento de encerramento do Cozinha Brasil.

terça-feira, 26 de março de 2013

Ministério analisa Central de Abastecimento




A criação da Central de Abastecimento em Ipatinga foi tema de uma audiência realizada nesta terça-feira (27/03), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília. A prefeita Cecília Ferramenta se reuniu com o ministro Antônio Andrade, ao lado do deputado federal Gabriel Guimarães, para apresentar a reivindicação de forma oficial.

“Ipatinga é uma cidade pólo regional, com mercado consumidor em constante crescimento, para onde converge boa parte da produção agrícola do Vale do Aço e do Leste Mineiro. A instalação de uma estrutura bem equipada e adequada para reunir os produtores, feirantes e consumidores representa um grande avanço”, argumentou a prefeita, recebendo a concordância do ministro.

O deputado Gabriel Guimarães salientou, também, que o município de Ipatinga passa por uma transformação de gestão político-administrativa, a partir da posse da prefeita Cecília Ferramenta. “Durante oito anos, a cidade ficou sem praticamente receber recursos de convênios com o governo federal. Mas agora, a Prefeitura de Ipatinga está se habilitando novamente para apresentar projetos e executar programas de relevância econômico-social, beneficiando a população local e regional”, afirmou o parlamentar.

A prefeita aproveitou a audiência para cumprimentar o ministro Antônio Andrade, que é deputado federal e foi recentemente empossado na pasta da Agricultura pela presidenta Dilma Rousseff. “Minas Gerais está mais forte e bem representada no governo federal, ocupando áreas estratégicas para o país, como é o caso do ministro Antônio Andrade, que pode fazer muitas coisas boas para o setor agrícola nacional”, concluiu a prefeita Cecília Ferramenta.

Leia mais sobre esta e outras notícias do dia no site da Prefeitura de Ipatinga.

Ipatinga mantém alerta máximo contra a dengue



O levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta terça-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde, apurou que a larva do mosquito transmissor da dengue continua presente em 3,1% das residências visitadas entre os dias 18 e 20 deste mês. O total de casos suspeitos de dengue notificados passa de 8 mil, apenas nos primeiros três meses do ano.

Embora menor do que a série histórica para os meses de março – período que concentra os maiores volumes de chuvas na região, com o LIRAa médio registrado de 3,9% –, o índice é considerado preocupante e coloca o município na faixa de médio risco. O preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1% para se evitar a epidemia de dengue.

O secretário de Saúde de Ipatinga, Eduardo Penna, adianta que as ações já em curso no município, desde janeiro, serão reforçadas nos próximos dias, intensificando as visitas domiciliares e o controle ao vetor em lotes e ruas. O plano emergencial de enfrentamento à dengue implantado pela Secretaria Municipal de Saúde inclui assistência aos pacientes na Unidade de Hidratação 24 horas na Policlínica, combate ao vetor (fumacê e aplicação de larvicidas), limpeza de ruas e lotes vagos, retirada de entulhos, mobilização social e ações educativas.

Dentre os 48 bairros visitados durante o recente LIRAa, dez estão na faixa considerada de alto risco, como os bairros Cidade Nobre, Jardim Panorama e Vila Formosa, onde foi apurado 5,0%. Além de fumacê e aplicação de larvicidas, estes bairros já foram atendidos também pelo mutirão de limpeza e combate à dengue.

Principais focos
Com base no LIRAa de Ipatinga, 45,4% dos focos de infestação da dengue foram encontrados em depósitos móveis, tais como pratinhos e vasos de plantas, bebedouros de animais e restos de materiais de construção. Outros grandes “criadouros” do Aedes aegypti estão em tambores, cisternas e barris (18,6%) e inservíveis (16,5%). Vale lembrar que o mosquito Aedes aegytpti prefere o ambiente úmido para colocar seus ovos, que podem sobreviver até 450 dias no ambiente. Basta apenas alguns milímetros de água para eles eclodirem e, em uma semana, transformar em mosquito adulto. O ciclo de vida do Aedes aegytpi é de 35 dias e o número de pessoas que ele pode infectar é ilimitado.

Acesse o site da Prefeitura de Ipatinga e saiba mais sobre como combater a dengue.

Escolas ipatinguenses vão disputar JEMG/2013



Ipatinga confirmou a presença de mais duas escolas na etapa Microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2013). Na manhã desta terça-feira (26/03) foi a vez das meninas do módulo I (12,13 e 14 anos) disputarem as modalidades de handebol e voleibol.

No encerramento da seletiva municipal, as atletas do handebol da Escola Estadual Padre Cícero golearam por 10 a 4 as meninas da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, garantindo vaga na etapa da microrregional.

Já no voleibol, as atletas da E.E Almirante Toyoda venceram as alunas da E.E. Padre Cícero, por 2 sets a 0,  e também foram classificadas para o JEMG/2013. Na última semana, os estudantes da E.E Laura Xavier Santana venceram a disputa na modalidade de futsal masculino e feminino (módulos I e II) e se preparam para a próxima etapa.

No total, cerca de 180 alunos de dez escolas das redes municipal e estadual de ensino participaram da seletiva municipal do JEMG, desde a última sexta-feira (22/03) e a terça-feira (26/03).

Acesse o site da Prefeitura de Ipatinga e veja quais as escolas estão classificadas.

Emissão de Alvará pode ser solicitada até junho



Proprietários de estabelecimentos comerciais de Ipatinga têm até o dia 30 de junho para retirar o Alvará de Localização e Funcionamento de 2013. A licença pode ser solicitada na Seção de Fiscalização de Obras e Posturas (Sefop) da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) ou por meio do Portal Cidadão da Prefeitura de Ipatinga (www.ipatinga.mg.gov.br).

A partir do dia 1º de julho, os estabelecimentos comerciais que passaram por vistorias fiscais somente até o ano de 2008 devem solicitar nova inspeção para regularizar a licença concedida. Como medida de segurança preventiva, a partir destas vistorias, a validade do alvará será condicionada ao vencimento do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

“Precisamos assegurar que as normas de segurança contra incêndio e pânico sejam respeitadas conforme estabelecido pelo Corpo de Bombeiros. Com isso, também, será possível impedir que o alvará seja renovado sem a vistoria periódica do empreendimento”, esclarece o gerente da Sefop, Bartolomeu de Souza.

A estimativa é de que cerca de 2 mil empreendimentos sejam vistoriados em Ipatinga, entre os meses de julho a dezembro deste ano. Os requisitos avaliados pela Sefop durante a inspeção são a atividade comercial exercida, localização do empreendimento, observadas as normas relativas as posturas municipais, além da análise do AVCB.

Para a regularização do Alvará de Localização e Funcionamento e agendamento da vistoria, os proprietários dos estabelecimentos comerciais deverão solicitar a licença na Sefop mediante apresentação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, da cópia do contrato de locação do espaço ou Certidão de Registro de Imóveis; da Guia de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), além da cópia autenticada do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Caso o empreendimento não possua o AVCB, é necessária a apresentação do comprovante de requerimento do laudo junto ao Corpo de Bombeiros.

Serviço
Outras informações sobre o Alvará de Localização e Funcionamento podem ser consultadas na Seção de Fiscalização de Obras e Posturas (Sefop) pelo telefone 3829-8135. 

Fortalecimento da economia municipal



Ipatinga é um dos 237 municípios mineiros a iniciar, nesta semana, o projeto de regulamentação e implementação da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Lei Complementar 123/06), realizado com o apoio da Unidade de Políticas Públicas (UPP) do Sebrae Minas.

A finalidade é incentivar a atuação de microempreendedores do município pela simplificação de obrigações administrativas, tributárias e previdenciárias, além de outros benefícios de inclusão sócio-econômica. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semde) de Ipatinga, Hélcio Muzzi Martins, participou do Seminário de Regulamentação e Implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, realizado no dia 21 de março, em Belo Horizonte, para conhecer o processo de criação e execução da Lei Geral. “Com a implementação da Lei Geral em Ipatinga, os microempresários contarão com incentivos para abertura de empresa, requisição de Alvará de Localização e Funcionamento Provisório, apoio para participação de licitações públicas, treinamentos e cursos de capacitação profissionais, além de contar com seminários de desenvolvimento de fornecedor”, enumera o secretário Hélcio Martins. 

Para o secretário da Semde, Ipatinga conta com o benefício de já possuir o Minas Fácil – serviço prestado na PMI em que o empreendedor pode abrir o seu negócio de maneira simplificada e ágil –, além de contar com a emissão do Alvará de Localização e Funcionamento Provisório para o empreendedor individual, micro e pequena empresa, instituído no município pelo Decreto Municipal 7.135, de 28 de novembro de 2011.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Ipatinga realiza IPTU premiado pela primeira vez



A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, reuniu a imprensa para anunciar a realização do IPTU premiado neste ano, pela primeira vez na história da cidade. “Nosso objetivo é incentivar o pagamento a vista do IPTU, o que representa um importante reforço nas finanças municipais, e oferecer prêmios aos contribuintes que estão em dia com as suas obrigações e podem continuar ajudando o município, evitando o pagamento de multas e juros”, enfatizou a prefeita.

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma das três principais fontes de receitas próprias do município, cujo valor arrecadado é revertido integramente em investimentos na cidade. Por lei, 25% do montante originado pelo tributo devem ser investidos em Educação e 15%, em Saúde. O slogan da campanha lançada pela PMI este ano é “Ipatinga: você curte, você ganha”.

Poderão participar do sorteio, exclusivamente, os contribuintes que pagarem a vista o IPTU 2013 até o dia 15 de abril, com desconto de 15%, ou até o dia 26 de abril, sem desconto. Os cupons devem ser retirados pelo contribuinte, mediante a comprovação da guia quitada a vista, no Centro de Atendimento Tributário (Ceat) que funciona no hall da PMI, onde também os cupons deverão ser depositados, devidamente preenchidos e carimbados.

O sorteio público do IPTU 2013 Premiado vai acontecer no dia 29 de abril, durante as comemorações de aniversário de Ipatinga, no Parque Ipanema.

Os prêmios são: 1º - um carro zero quilômetro 1.0; 2º - uma moto zero quilômetro 125 cilindradas; 3º - um refrigerador de 180 litros; 4º - um fogão quatro bocas; 5º - uma máquina de lavar roupa; 6º - uma TV Led de 32”; 7º - um microondas e 8º - um tablet.

O contribuinte que fizer o pagamento de duas ou mais parcelas ganha desconto de 10%, sem direito de participar do sorteio. Quem optar pelo parcelamento do IPTU poderá dividir o valor em até dez vezes (de abril a dezembro), sem juros.


Usiminas
A prefeita Cecília Ferramenta explicou que, desde o início de seu governo, representantes da PMI e da Usiminas vêm mantendo conversações para encaminhar a quitação do IPTU. “Historicamente, as administrações do PT sempre buscaram o diálogo aberto com a Usiminas”, destacou a prefeita, lembrando que durante os anos 90 e até 2004, a Prefeitura realizou diversos investimentos em Educação, Saúde e obras de qualidade de vida em todos os bairros da cidade, “utilizando bem os recursos arrecadados com o IPTU”.

Na última sexta-feira (22/03), a Usiminas realizou o pagamento de R$ 3 milhões referentes ao IPTU das áreas externas da siderúrgica, que não possui contencioso jurídico para a cobrança.

Desconto de até 99% a vista em dívida ativa



A Prefeitura de Ipatinga está concedendo desconto de até 99% nos valores relativos a multas e juros da dívida ativa. A legislação sancionada pela prefeita Cecília Ferramenta no último dia 14 de março está publicada no Diário Oficial do município, no site www.ipatinga.mg.gov.br.

A redução será de 99% para pagamento a vista; 90% para pagamento em até 15 parcelas; e 80% para quem optar por pagar em 16 e até 36 parcelas. Os créditos tributários parcelados compreendem o valor principal da dívida, a atualização monetária, os juros e as multas incidentes até a data de publicação da legislação.

O atraso por mais de 90 dias ou três parcelas consecutivas implica no cancelamento do parcelamento e ajuizamento ou prosseguimento de ação de execução fiscal contra o contribuinte em débito. A Prefeitura de Ipatinga oficializou, também, a remissão de 50% para débitos inscritos em dívida ativa originários de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para contribuintes aposentados ou pensionistas em imóveis residenciais.

Para mais informações acesse o site da Prefeitura de Ipatinga.

Bom Jardim reúne “amigos do planeta”



Atividades culturais e de lazer, atrações musicais e de dança, ações de conscientização ecológica para a comunidade e exposição de objetos fabricados com materiais recicláveis deram o tom, durante todo o dia de sábado (23/03), na praça central do bairro Bom Jardim.

A programação foi organizada pela UDCBJ, entidade tradicional de atuação popular na cidade, para marcar o 1º Encontro de Amigos do Planeta. A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, e os vereadores Juarez Pires e Saulo Manoel foram convidados e marcaram presença nas comemorações.

A prefeita visitou a mobilização no Bom Jardim, recebendo o carinho da comunidade e cumprimentando os diretores da entidade popular pela iniciativa. “É muito importante reforçar que a natureza precisa ser preservada o tempo todo, especialmente em nossas cidades. Temos projetos ambientais para Ipatinga e vamos buscar apoio do governo federal para realizá-los”, agradeceu a prefeita Cecília Ferramenta.

Os mutirões de limpeza para combate à dengue em todos os bairros da cidade e a revitalização dos jardins instalados nas vias públicas foram algumas ações executadas pela atual Administração Municipal e elogiadas pelos participantes do encontro.

“Agora, a gente sabe que Prefeitura de Ipatinga apoia os movimentos populares e a preservação do meio ambiente, o que contribui para melhorar a auto-estima e a qualidade de vida das pessoas”, destacou Maria da Penha Andrade Cruz, moradora do Bom Jardim.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Prefeitura cumpre acordo com creches e entidades



A Prefeitura de Ipatinga cumpriu o acordo firmado com as 70 creches e entidades conveniadas ao município e pagou, nesta sexta-feira (22/03), a segunda parcela da dívida deixada pelo governo anterior. No último mês, a Administração Municipal anunciou uma programação de repasses acertada com as entidades, e realizou o pagamento da primeira parcela utilizando recursos de restos a pagar do orçamento de 2012.

O acordo previa o repasse da segunda parte dos recursos no último dia 15 de março, mas a Câmara Municipal não aprovou a legislação em tempo hábil. A prefeita Cecília Ferramenta sancionou a Lei nº 3.147/2013, publicada no Diário Oficial do município (site da Prefeitura: www.ipatinga.mg.gov.br), no último dia de 20 de março, que autoriza o Executivo a fazer o pagamento dos recursos às entidades privadas sem fins lucrativos.

A solução para os problemas financeiros das creches e entidades conveniadas foi uma prioridade anunciada pela prefeita Cecília Ferramenta desde o primeiro dia de seu governo na PMI. “Estamos cumprindo não somente um acordo com as entidades, mas também honrando o nosso compromisso de garantir educação de qualidade no município”, enfatizou a prefeita.

Até o ano passado, as creches e entidades passaram por sérias dificuldades e algumas chegaram a fechar as portas, pela falta de pagamento de convênios não cumpridos pelo governo anterior. Mais de mil trabalhadores dessas entidades ficaram sem receber salários e milhares de crianças deixaram de ser atendidas, prejudicando mães e famílias em todos os bairros da cidade.

Por determinação da prefeita, equipes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Fazenda e Planejamento se empenharam para realizar um acordo com as entidades e pagar os débitos de mais de R$ 9 milhões acumulados pelo governo anterior. “Vamos melhorar a qualidade e ampliar o atendimento da Educação Infantil no município, respeitando os convênios com as entidades e, também, com a construção de novas creches”, garantiu Cecília Ferramenta.

Acesse o site da Prefeitura de Ipatinga e leia outras notícias do dia.

Universidade Aberta do Brasil abre processo seletivo

O pólo Ipatinga da Universidade Aberta do Brasil (UAB) está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de especialização em Práticas Pedagógicas e em Mídias na Educação, voltados para professores das redes pública e privada. Os cursos são ofertados pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP), que também realizará processo de seleção para contratação de tutores presenciais para atuar nas especializações.

As inscrições podem ser feitas na secretaria do Pólo UAB de Ipatinga, anexo à Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro (rua Fernando de Noronha, 490). Para se inscrever, o candidato deve apresentar cópia dos documentos de identidade civil e Cadastro de Pessoas Físicas. O edital disponível no site www.cead.ufop.br e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31)3829-8334, das 14h às 20h.

Com inscrições abertas até o dia 3 de abril, são oferecidas 100 vagas para professores interessados em se especializar nas áreas de Mídias na Educação e Práticas Pedagógicas. Os cursos têm duração de 18 meses, oferecidos on line, com dois encontros e avaliações presenciais. As disciplinas somam uma carga total de 360 horas.

Tutorias
Profissionais com bacharelado em Informática, Comunicação, Jornalismo, Publicidade, Propaganda e especialização em Educação com ênfase em Tecnologias Educacionais podem participar do processo de seleção de tutor presencial para atuar nos cursos de Especialização em Práticas Pedagógicas e Especialização em Mídias na Educação, oferecidos pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade.

Além da formação exigida para o cargo, o candidato precisa comprovar experiência mínima de um ano no magistério de ensino básico ou superior ou ter pós-graduação, completa ou em curso.  O processo seletivo consta de análise curricular e entrevista, ambas de caráter classificatório e eliminatório. A tutoria é de 20 horas semanais, com remuneração de uma bolsa mensal no valor de R$ 765,00, oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os interessados podem se inscrever até a próxima quarta-feira (27/03), apresentando no Polo Ipatinga os seguintes documentos: cópias legíveis de Identidade e CPF, comprovante de endereço, curriculum vitae com as devidas comprovações e títulos, formulário disposto no Anexo I do edital devidamente preenchido e assinado, além de dados bancários existentes.

Os candidatos classificados passam a integrar o cadastro de reservas do CEAD/UFOP e serão convocados conforme ordem de classificação. A validade do processo de seleção é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Mais informações sobre os cursos de especialização e processo seletivo para tutores presenciais podem ser obtidas no edital disponível no site www.cead.ufop.br, ou pelo telefone (31)3829-8334.

Imposto de Renda solidário em Ipatinga



No dia 30 de abril encerra o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2013. No entanto, na hora de prestar contas com o fisco, poucas pessoas sabem da possibilidade de dedução do imposto devido para doações efetuadas ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

Qualquer pessoa física, ao fazer a sua declaração, pode destinar até 3% do IR 2013 devido a projetos voltados para crianças e adolescentes de Ipatinga. Se já tiver feito alguma destinação referente no ano anterior, deverá limitar este valor a 6% do imposto devido. As doações também podem ser feitas por pessoas jurídicas, no limite de 1% do imposto devido.

Em 2012, uma alteração da legislação que instituiu o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) estendeu o prazo de doação até o último dia para a declaração do IRPF do ano corrente. Antes, essas deduções só podiam ser feitas no ano base do imposto declarado. Ou seja, o contribuinte tinha até o dia 31 de dezembro para fazer a doação, mas o valor só poderia ser deduzido na declaração do IR do ano seguinte. É importante ressaltar que, para validar a doação, a declaração precisa ser feita no modelo completo para pessoa física e no regime tributário do Lucro Real, para a jurídica.

Os recursos do FIA de Ipatinga são destinados a projetos de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência; de incentivos à guarda e adoção; erradicação do trabalho infantil e profissionalização de adolescentes. O contribuinte pode fiscalizar a aplicação do recurso destinado ao Fundo, por meio de prestação de contas solicitada diretamente nas entidades beneficiadas.

Como contribuir
Para contribuir com o FIA de Ipatinga, basta acessar o site www.receita.fazenda.gov.br, fazer o download do PGD (Programa de Geração de Dados) e informar o valor a ser destinado. A guia de arrecadação gerada pode ser paga em qualquer agência bancária e os valores, depositados automaticamente na conta do Fundo. Mais informações pelo telefone (31) 3829-8407.

Cozinha Brasil chega ao Vale do Aço



De segunda (25) a quarta-feira (27) da próxima semana, o Parque Ipanema ganhará um “aroma” apetitoso. É que o local, símbolo de Ipatinga, receberá o Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, programa do Serviço Social das Indústrias (Sesi) e a Federação de Indústrias e Empresas de Minas Gerais (Fiemg), que chega ao Vale do Aço por meio de uma parceria com a Prefeitura de Ipatinga. Na cozinha pedagógica, 210 alunas e alunos participarão de cursos gratuitos de culinária e alimentação saudável.

O objetivo do Cozinha Brasil é promover ações de educação alimentar, contribuindo para a qualidade de vida e promoção da saúde da população de baixa renda. O curso tem a duração de 10 horas, dividas em três dias, com aulas práticas e teóricas nos turnos da manhã, tarde e noite.

A proposta é que os participantes atuem como multiplicadores na sua comunidade. Além de aprenderem como aproveitar os alimentos, os alunos receberão diploma e um livro de receitas e dicas sobre educação alimentar. Mais informações na Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo telefone: (31)3829-8065.

Leia mais no site da Prefitura de Ipatinga.

Ipatinga realiza capacitação mensal para profissionais da rede de saúde



Com objetivo de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela rede municipal de saúde, a Prefeitura de Ipatinga realizou esta semana mais um ciclo de capacitações para os profissionais de enfermagem e médicos da atenção básica. Realizados todos os meses, os encontros tiveram como tema o acolhimento e a classificação de risco, com base no Protocolo de Manchester, adotado no município e reconhecido internacionalmente.

A atividade teve início nesta terça-feira (19/03) com o enfermeiro e fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), Jorge de Freitas, que tirou dúvidas e trocou experiências com os enfermeiros que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) e unidades básicas de saúde. Na quarta-feira (20/03) foi a vez da classe médica se reunir com o médico de referência Ânderson Rocha de Almeida, do Departamento de Atenção Básica, debater estratégias para melhorar o atendimento ao usuário da rede municipal de saúde.

Qualificação
Desde janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando encontros periódicos com os profissionais que atuam na rede, nos mais diversos níveis de atenção (primária, secundária e terciária). O objetivo, como explica Tatiana Cunha França, enfermeira de referência do Departamento de Atenção Básica, é criar espaços de discussões permanentes sobre os desafios da classe, o dia a dia do profissional e a troca de experiências.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Município adere ao movimento “Nova BR-381”



A Prefeitura de Ipatinga participou e aderiu ao “Movimento Nova BR-381”, lançado na região na manhã desta quinta-feira (21/03). A prefeita Cecília Ferramenta cobrou maior espaço para a participação dos municípios nas discussões que envolvem as obras de duplicação da estrada que liga o Vale do Aço até Belo Horizonte, chamando a atenção para a necessidade de intervenções em diversos trechos urbanos cortados pelo denominado “corredor norte” da rodovia, como é o caso ipatinguense da avenida Pedro Linhares.

“Até agora, os nossos municípios não foram contemplados no projeto de duplicação da BR-381 e nós, que somos prefeitas e prefeitos, precisamos participar dos debates para cobrar obras também necessárias para as cidades”, reivindicou a prefeita de Ipatinga, recebendo o apoio da prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, e do prefeito de Santana do Paraíso, Zizinho, também presentes ao evento realizado na sede do Senai.

A prefeita Cecília Ferramenta salientou que a obra “é sonhada há muitos anos por todos os mineiros”, e lembrou que os principais investimentos realizados até agora na rodovia foram promovidos pelo governo federal a partir de 2003.

“No governo do ex-presidente Lula foram intensificados os projetos e estudos para a duplicação da 381, inclusive com a conclusão de algumas intervenções na estrada. Agora, a presidenta Dilma Rousseff já garantiu prioridade na execução das obras e nós estamos atentos para acompanhar o processo”, reforçou a prefeita, destacando também que a duplicação da BR-381, estimada em cerca de R$ 4 bilhões, é a maior obra de infraestrutura prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2).

Para aderir ao movimento acesse o site: www.nova381.org.br. Leia mais sobre esta e outras notícias no site da Prefeitura de Ipatinga.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Caso Rodrigo Neto na pauta dos direitos humanos



A ministra Maria do Rosário, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, anunciou que as investigações sobre o assassinato do jornalista Rodrigo Neto, ocorrido no dia 8 de março em Ipatinga, serão acompanhadas diretamente pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH).

“O caso Rodrigo Neto não é um caso que diz respeito somente ao município, e diante de sua gravidade, a prefeita Cecília Ferramenta teve a atitude digna de prontamente acionar os órgãos federais e estaduais para que as providências cabíveis fossem tomadas e os culpados, exemplarmente punidos”, destacou a ministra, em sua participação na audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada nesta terça-feira (19/03), na Delegacia de Polícia Civil, sediada no bairro Iguaçu.

Em fevereiro passado, o CDDPH, órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos, criou um grupo de trabalho de violência contra comunicadores, que se dedica a estudar e monitorar os casos de crimes e ameaças a profissionais de imprensa no país. De acordo com o advogado Tarciso Dal Maso, atualmente são 10 casos sendo acompanhados oficialmente, incluindo a morte de Rodrigo Neto, e todos estão relacionados ao trabalho profissional de apuração de informações relacionadas a esquemas de corrupção ou grupos de extermínio no país. “A violência contra o comunicador no exercício da profissão nunca é um fato isolado, pois atinge as famílias, os profissionais, e ameaça as instituições democráticas”, analisou.

“No passado, a censura impedia o jornalista de dizer, falar e anunciar informações, e agora, na democracia, não haverá perseguição e violência contra o profissional de comunicação que ficará impune no país”, garantiu a ministra. Para Maria do Rosário, o município, o estado e a União, os órgãos de segurança pública, as entidades de direitos humanos, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados e os sindicatos dos jornalistas de Minas e de todo o país estão mobilizados em busca da verdade sobre a execução do jornalista de Ipatinga, morto com três tiros.

As investigações sobre o assassinato de Rodrigo Neto estão sendo conduzidas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Vida (DHPV), de Belo Horizonte, por determinação do governador Antônio Anastásia. Nos próximos dias, o caso será levado pelo CDDPH e a Secretaria de Direitos Humanos ao conhecimento do Ministério da Justiça, com o pedido de cooperação e apoio por parte da Polícia Federal. “Precisamos dar um basta na impunidade e apurar exemplarmente a morte violenta do jornalista Rodrigo Neto”, afirmou a ministra Maria do Rosário.

Saiba como foi a audiência de ontem (19/03) acessando nosso site: Prefietura de Ipatinga.

IFMG avalia infraestrutura do campus Ipatinga



Mais um passo foi dado para a instalação do campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) em Ipatinga. Na manhã desta quarta-feira (20/03), a arquiteta do IFMG, Mariza Góes, se reuniu com a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, e a secretária Executiva, Leida Alves Tavares, para discutir as adequações arquitetônicas a serem realizadas na infraestrutura da antiga Escola Municipal Presidente Vargas, onde será o campus da instituição de ensino no município.

Na passagem por Ipatinga, a arquiteta do IFMG visitou as instalações do imóvel, que abrigou onde funcionou o Senai Rinaldo Campos Soares até dezembro do ano passado, para avaliar as intervenções que o prédio deverá receber. O início das obras será programado após a cessão do imóvel ao IFMG, que será submetida à apreciação do Legislativo.

De acordo com a avaliação do Ministério da Educação, Ipatinga poderá contar com as modalidades de ensino superior (bacharelado, licenciatura e tecnologia), pós-graduação lato sensu, formação inicial e continuada, ensino técnico (integrado ao ensino médio, cursado paralelamente ou subsequente), além de parcerias para a realização de programas de Mestrado e Doutorado Interinstitucional (Minter e Dinter). Estas modalidades reúnem cerca de 60 cursos oferecidos pelos 12 campi da IFMG instalados no estado.

Além do campus em Ipatinga, o município de Coronel Fabriciano também foi contemplado para receber uma unidade do IFMG na região. A instituição é formada pela união da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet’s) de Ouro Preto e de Bambuí.

Leia mais sobre esta e outras notícias do dia no site da Prefeitura de Ipatinga.

terça-feira, 19 de março de 2013

Caso Rodrigo Neto mobiliza governos



O caso do assassinato do jornalista Rodrigo Neto, ocorrido no último dia 8, mobilizou nesta terça-feira (19/03), integrantes do governo federal em audiência realizada em Ipatinga. A ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, fez questão de se solidarizar com os familiares e amigos do jornalista e agradeceu, em especial, a ação imediata da prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, ao acionar os órgãos federais e estaduais para solicitar a apuração do crime.

Maria do Rosário esteve em Ipatinga juntamente com integrantes do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), os deputados federais Gabriel Guimarães e Nilmário Miranda, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, o deputado Durval Ângelo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, diretores do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e profissionais da imprensa para saber mais detalhes das investigações que estão sendo realizadas, sob sigilo, por uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Belo Horizonte.

“A vinda dos integrantes da CDDPH a Ipatinga, para acompanhar o caso, é um sinal de que a morte covarde de Rodrigo Neto não deverá ficar em vão”, anunciou a ministra Maria do Rosário.

“Acreditamos na Justiça e temos certeza de que a presença de deputados, advogados, jornalistas e representantes do governo federal aqui em nossa cidade pode representar muito para que esse crime seja solucionado e os culpados, exemplarmente punidos”, afirmou a prefeita Cecília Ferramenta.

Prefeita participa de cerimônia da OAB



“O que é bom para Ipatinga a gente continua”, afirmou a prefeita Cecília Ferramenta, durante a solenidade de lançamento da pedra fundamental do edifício-sede da Ordem dos Advogados do Brasil de Ipatinga (OAB Ipatinga), na manhã desta terça-feira (19/03). A cerimônia aconteceu no local onde será instalado o novo prédio, na rua Edgar Boy Rossi, no centro de Ipatinga, cedido pelo governo anterior e confirmado pela atual administração para a construção da sede.

Segundo a chefe do Executivo, diante de todas as dificuldades deixadas pelo governo anterior, toda parceria será bem-vinda pela Prefeitura de Ipatinga. “A construção da Subsede na Praça dos Três Poderes vem para estreitar nossa relação”, considerou a prefeita.

Cecília Ferramenta aproveitou a ocasião e pediu o apoio da OAB de Ipatinga para revitalização da Feirarte.  “Vamos aliar a construção da sede à revitalização da Feirarte. Ela faz parte da cultura e da história de Ipatinga e quase teve que encerrar suas atividades, devido ao descaso das duas últimas gestões. Por isso, pedimos ajuda aos representantes da OAB nesse processo”, solicitou.

A prefeita compareceu à cerimônia acompanhada de seu vice, Coronel Ramalho e de secretários municipais. Também prestigiaram o evento, representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário, magistrados e lideranças políticas regionais.

Para mais informações acesse o site da Prefeitura de Ipatinga.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Meio ambiente



Ainda pela manhã, a prefeita Cecília Ferramenta e o deputado federal, Gabriel Guimarães participaram da abertura da Semana Municipal de Preservação das Águas, no Parque Samambaia, no bairro Bom Jardim. A ação é uma iniciativa do vereador Saulo Manoel e contou com a presença de vereadores, moradores do bairro e crianças de todas as idades, que acompanharam o plantio de duas novas árvores no parque.

Prefeita visita Casa da Esperança

A prefeita Cecília Ferramenta marcou presença na Casa da Esperança, na manhã desta segunda-feira, onde, acompanhada do deputado federal, Gabriel Guimarães e de secretários municipais, prestigiou a solenidade de agradecimento da entidade ao Serviço de Promoção Humana (Seph), pela doação de um aquecedor solar à instituição.

“Estamos reorganizando a casa para que todos os serviços voltem a ser prestados com a mesma qualidade e excelência que a população de Ipatinga merece. O apoio de instituições parceiras como o Seph e o Rotary, dos nossos empresários e cidadãos, é muito importante, principalmente neste momento tão delicado”, destacou a prefeita, ainda emocionada com as apresentações do Esperança Circo Show.

Durante a cerimônia, Lúcia Valadão, fundadora e diretora da entidade, sediada no bairro Limoeiro, lembrou dos momentos de maior dificuldade financeira vividos pela instituição. “Chegou ao ponto de vivermos exclusivamente de doações. Para continuar com as portas abertas, tivemos que desfazer, até mesmo, de veículos utilizados para transporte dos internos”, desabafou a diretora.

Diante das dificuldades expostas pela dirigente da instituição, o deputado federal, Gabriel Guimarães, prometeu se empenhar para ajudar a entidade. “Estou assumindo o compromisso com a senhora e com esta casa. Vou me empenhar para trazer, pelo menos, um veículo para a Casa da Esperança. Assim, vocês poderão voltar a desenvolver as atividades externas, que são de grande importância para o desenvolvimento dos assistidos”, garantiu o deputado.

Mais sobre esta e outras notícas, no site da Prefeitura de Ipatinga.

Mutirão da Dengue completa um mês de atividade


A prefeita Cecília Ferramenta participou, na manhã desta segunda-feira (18/03), do Mutirão da Limpeza e Combate à Dengue, no bairro Bethânia. A iniciativa integra uma série de atividades lançadas pela prefeitura, com o objetivo de diminuir a incidência da doença na cidade.

“Estamos fazendo nossa parte, mas cada morador precisa ser responsável pela limpeza de sua residência. Somente assim vamos reduzir consideravelmente o número de casos de dengue em nossa cidade”, alertou a prefeita, à medida em que distribuía panfletos e sacolas de lixo aos moradores do bairro.

Em 30 dias, o Mutirão da Limpeza e Combate à Dengue retirou das ruas de Ipatinga quase 500 toneladas de entulho e materiais inservíveis, potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. São 150 profissionais envolvidos, entre funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), além de agentes de endemias e comunitários da Secretaria de Saúde. Mais de 80 mil residências já foram visitadas.

Ao longo do trajeto, a prefeita Cecília Ferramenta recebeu elogios dos cidadãos. “Já percebemos nossa cidade mais limpa, mais organizada e até mais verde. Sabemos que a prefeita tem pulso firme e está promovendo as melhorias em nossa cidade”, ressaltou o morador João Carlos, junto aos demais que acompanhavam a equipe de mobilização.

Novo LIRAa
De hoje (18/03) até quarta-feira (20/03), os agentes de controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde estarão em campo para fazer o novo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Estão previstas visitas às residências, lotes vagos e logradouros públicos para vistoriar e eliminar o mosquito transmissor da dengue.

“Ipatingão” pode receber ajuda do Estado



A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, recepcionou o secretário de Estado de Esportes, Eros Biondini, no Estádio Municipal João Lamego Neto (Ipatingão), na manhã desta segunda-feira (18/03). A convite do vereador Ademir Cláudio Dias, o secretário veio a Ipatinga para uma visita técnica ao estádio, a fim de conhecer a realidade do equipamento público, atualmente impedido de receber eventos desportivos em suas instalações.

“O abandono e o desprezo do governo anterior nos impede de receber eventos de qualquer natureza em nosso estádio, neste momento. Por isso, precisamos da ajuda do governo estadual para revitalizar esse equipamento público que atende, não apenas ao município, mas a todo o estado de Minas Gerais”, argumentou a prefeita Cecília Ferramenta.

Na presença do vice-prefeito Coronel Ramalho, de secretários da Prefeitura de Ipatinga, do vereador Ademir Cláudio e demais lideranças políticas, Biondini reforçou o motivo da visita, demonstrando especial atenção por Ipatinga.

“Estou visitando todos os estádios mineiros com o objetivo realizar um diagnóstico e buscar recursos, junto ao Estado, para revitalizá-los. Minha presença aqui significa o real interesse em buscar soluções para o esporte em Ipatinga. Seguramente, o Ipatingão está dentre os equipamentos que receberão nossa atenção”, adiantou o secretário.

Leia mais sobre esta notícia no site da Prefeitura de Ipatinga.

Vagas abertas em quatro cursos profissionalizantes


A Prefeitura de Ipatinga, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Sistema “S” – Senai, Senac e Senat, oferece mais quatro opções de cursos de comprador (40 vagas), recepcionista (40), promotor de vendas (40) e elétrica – instalador predial de baixa tensão (50).

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, para participar dos cursos, o candidato precisa ter a família cadastrada no Programa Bolsa Família, possuir idade entre 16 a 59 anos e ter cursado, no mínimo, o Ensino Fundamental incompleto.

É necessário apresentar documento de identificação com foto e o Número de Inscrição Social (NIS) no CADÚnico. Além do curso, os alunos receberão transporte gratuito, material didático, camisa e lanche, com investimentos financiados por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Senai.

Inscrições
As inscrições prévias são realizadas em um dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e também o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) de Ipatinga.

Quem optar pela qualificação em comprador, recepcionista e promotor de vendas deve procurar o Senac. Já os candidatos às vagas em elétrica devem confirmar a matrícula junto ao Senai. As aulas iniciam no dia 1º de abril, para o curso de elétrica, e no dia 8 de abril para os demais.

Serviços
Informações e inscrições nas unidades do CRAS e no CREAS de Ipatinga
- Veneza II: Rua Mangaratiba, 195. Telefone: 3829-8426
- Canaã: Rua Ester, 20. Telefone: 3829-8423
- Esperança: Rua Crisântemo, 33. Telefone: 3829-8332
- Limoeiro: Rua José Gomes Ribeiro, 45. Telefone: 3829-8394
- Bethânia: Selim José de Sales, 2580. Telefone: 3829-8325
- CREAS: Rua Campinas, 165, Veneza I. Telefone: 3829-8384

Confirmação da inscrição:
- Senac: Rua Itajubá, 250, Centro
- Senai (antigo escritório central da Usiminas): Avenida Pedro Linhares Gomes, 5.431, Ferroviários.

Reforço nas equipes do Programa Saúde da Família

A partir da próxima semana, os usuários da rede municipal de saúde de Ipatinga passarão a contar com novos profissionais que irão contribuir para a melhoria significativa no atendimento prestado pelo Programa de Saúde da Família (PSF).

Com a chegada dos nove médicos aprovados no processo seletivo, a Administração Municipal recompõe as equipes de PSF. Das 27 equipes credenciadas junto ao Ministério da Saúde, 10 estavam sem médico. Algumas unidades chegaram a ficar sem profissional por mais de ano, como é o caso do Bom Jardim, com três equipes incompletas, sendo uma delas desfalcada desde janeiro de 2012.

A equipe mínima de PSF é formada por um médico, um enfermeiro, um enfermeiro auxiliar ou técnico e de seis a oito agentes de comunitários de saúde. A estratégia do PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é prestado nas unidades básicas de saúde ou a domicílio. Cada equipe é responsável por um grupo de 4,5 mil pessoas numa área específica.

Para mais informações sobre esta e outras notícias do dia, acesse o site da Prefeitura de Ipatinga.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Prefeitura revitaliza áreas verdes de Ipatinga



Em pouco mais de dois meses de trabalho da nova Administração Municipal, Ipatinga começa a retomar a imagem de cidade limpa e arborizada, igual a quando foi considerado um dos municípios com maior índice de área verde por habitante. Para restabelecer esse conceito, a Prefeitura de Ipatinga desenvolve projetos de paisagismo visando a revitalização de áreas e a implantação de jardins.

Cerca de 100 pontos espalhados pela cidade, incluindo canteiros, praças e áreas verdes do município, estão recebendo atenção especial do Departamento de Meio Ambiente (Demam), da Secretaria de Serviços Urbanos e Maio Ambiente (Sesuma). “Em função do descuido com as áreas públicas do município, por parte do governo anterior, existem praças que não possuem mais jardins e locais onde a grama tomou conta do espaço. Com a revitalização desses pontos, vamos voltar a ter áreas de lazer e convivência em Ipatinga”, explica a diretora do Demam, Júlia Macedo.

No decorrer desta semana, por exemplo, os jardins do entorno do prédio da PMI, a Praça Central da Vila Celeste, o trevo entre os bairros Cariru e Castelo, o complexo de quadras do campo do Bigode, no bairro Veneza, além da praça Japão, no Cariru, são alguns dos pontos que receberam limpeza, capina e revitalização de canteiros. A estimativa do Demam é que em quatro meses todas as áreas verdes da cidade estejam reestruturadas e passem a contar com a manutenção periódica.

Distribuição de mudas
A boa notícia é que as espécies plantadas nas áreas verdes do município estão disponíveis no Viveiro Municipal e podem ser adquiridas gratuitamente pela comunidade. “A população pode contribuir com a arborização de Ipatinga, plantando as mudas nos jardins das casa. Para isso, ampliamos a produção de mudas e a recomposição das matrizes cultivadas no Viveiro”, observa Júlia Macedo.

O Viveiro Municipal fica situado à rua Argemiro de Melo, 525, bairro Jardim Panorama, aberto de segunda à sexta-feira. O horário de atendimento para retirada de mudas é das 7h às 13h.

Turismo regional em debate no Salão Mineiro


A busca por sítios na zona rural de Ipatinga alavanca o turismo rural na região, um dos potenciais abordados durante o Salão Mineiro.

Representantes da Prefeitura de Ipatinga discutem o desenvolvimento de políticas públicas durante participação no 5º Salão Mineiro de Turismo, realizado nesta sexta e sábado (15 e 16/03), no Minascentro, em Belo Horizonte.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) e tem o objetivo de incentivar a comercialização e divulgação dos destinos turísticos de Minas Gerais, bem como a regionalização do turismo estadual.

Ipatinga participa da quinta edição do evento estadual em parceria com o Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM), juntamente com as demais cidades integrantes da entidade. O turismo rural e o de negócios são alguns potenciais do município e da região abordados durante o evento, conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga, Hélcio Muzzi Martins.

“Precisamos incluir Ipatinga e o Vale do Aço no calendário de eventos de Minas Gerais. Temos estrutura e condições para sediar eventos de grande porte, como seminários e feiras, muitos deles atualmente realizados em Belo Horizonte e que poderiam vir para a nossa região”, argumenta o secretário.

Este ano, o Salão Mineiro do Turismo acontece integrado ao 7º Salão do Turismo da Associação Brasileira de Agencias de Viagens de Minas Gerais (ABAV-MG) e com o 1º Salão de Gastronomia Mineira.

Esta e outras noticias do dia você encontra no site da Prefeitura de Ipatinga.

Ipatinga avança na prevenção e combate às drogas

A Administração Municipal divulgou o decreto formalizando a criação do comitê gestor municipal de enfrentamento ao crack e outras drogas. Esta é a primeira de outras importantes etapas para garantir a adesão do município ao “Programa Crack, é possível vencer”, promovido pelo governo federal.

Ao aderir ao programa, o município poderá acessar linhas de créditos e financiamentos especiais para desenvolver atividades diversas, que vão desde o cuidado e a atenção à saúde de dependentes químicos, além de assumir autoridade com foco de integração entre as polícias e os programas de prevenção e combate às drogas, em especial ao crack.

“Não iremos medir esforços para assegurar a adesão de Ipatinga ao programa que possibilitará a criação de ferramentas e suporte para as pessoas que desejam sair da situação de dependência”, enfatizou a prefeita Cecília Ferramenta.

Comitê gestor
O comitê gestor municipal de enfrentamento ao crack e outras drogas tem a responsabilidade de planejar, divulgar, implementar e monitorar todas as ações relacionadas ao programa.  As reuniões são quinzenais e o colegiado já trabalha para traçar um diagnóstico detalhado da situação e as principais demandas da rede de assistência e atendimento.

O comitê é formado por representantes das secretarias municipais de Saúde, de Assistência Social, de Educação e Executiva. Em Ipatinga, como adianta a prefeita, algumas discussões já são realizadas em conjunto com representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

Leia mais sobre o comitê de enfrentamento ao crack no site da Prefeitura de Ipatigna.

Procon se renova para ampliar atendimento



Ipatinga é o município pioneiro na região do Vale do Aço, e um dos primeiros de Minas Gerais, na instalação do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). O órgão foi criado no início dos anos 90, durante o governo do ex-prefeito Chico Ferramenta, logo após a publicação do Código de Defesa do Consumidor, instituído no país pela Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990.

Atualmente, o Procon de Ipatinga está em fase de reestruturação. Na reforma administrativa da PMI, aprovada pela Câmara Municipal e que deverá ser implementada pela prefeita Cecília Ferramenta, o órgão, hoje ligado à Procuradoria Geral, vai passar a estar vinculado à futura Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã.

Nos dois primeiros meses de 2013 já são 86 processos registrados, entre aqueles atendidos, não atendidos ou julgados improcedentes pela equipe de advogados que atuam na intermediação das relações entre consumidor e fornecedor. “Em geral, os consumidores estão mais conscientes, mas ainda há aqueles que precisam de uma orientação apurada. Por outro lado, as lojas e fabricantes estão cada vez mais competitivos na fidelização de seus clientes, e passam a dar melhores condições para os consumidores”, analisa Guido Leal.

O coordenador do Procon de Ipatinga, Guido Leal Filho, avalia que o consumidor é a “parte mais fraca da relação de consumo e, portanto, necessita de uma tutela especial”. “Este posicionamento é reconhecido pela Constituição Federal, ao declarar que o Estado promoverá a defesa do consumidor”, reforça Guido Leal, que apoia as medidas anunciadas nesta sexta-feira pela presidenta Dilma Rousseff, em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, com a finalidade de fortalecer a atuação dos Procon’s municipais.

Serviço
O Procon de Ipatinga funciona na rua Diamantina, nº 71, sala 07, no Centro. O atendimento à população é feito de segunda a sexta-feira, de 12h ás 17h. Mais informações pelo telefone 3829-8444.

Leia mais sobre esta e outras notícias do dia no site da Prefeitura de Ipatinga.

Ipatinga abre inscrições para o Cozinha Brasil




Já estão abertas as inscrições para o Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, que estará em Ipatinga entre os dias 25 e 27 deste mês. Os interessados devem procurar os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS’s), a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Casa dos Conselhos de Ipatinga.

Desenvolvido pelo Serviço Social das Indústrias (Sesi) e a Federação de Indústrias e Empresas de Minas Gerais (Fiemg), em parceria com a Prefeitura de Ipatinga, o Cozinha Brasil ofertará 210 vagas no município. Os cursos têm a duração de 10 horas, dividas em três dias com aulas práticas e teóricas nos turnos da manhã, tarde e noite.

A cozinha experimental pedagógica funcionará na área coberta do Parque Ipanema. Ao final do curso, os participantes receberão diploma e um livro com receitas e dicas de alimentação saudável.

Serviço
Mais informações e inscrições:
- Secretaria Municipal de Assistência Social: 4º andar, prédio da PMI. Telefone: 3829-8065
- CRAS do Veneza II: Rua Mangaratiba, 195. Telefone: 3829-8426
- CRAS do Canaã: Rua Ester, 20. Telefone: 3829-8423
- CRAS do Esperança: Rua Crisântemo, 33. Telefone: 3829-8332
- CRAS do Limoeiro: Rua José Gomes Ribeiro, 45. Telefone: 3829-8394
- CRAS do Bethânia: Selim José de Sales, 2580. Telefone: 3829-8325
- Casa dos Conselhos: Rua Campinas, 165, Veneza I. Telefone: 3829-8435

Acesse o site da Prefeitura de Ipatinga e saiba mais sobre o Cozinha Brasil.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Ipatinga define local para implantação do CIA



A implantação do Centro de Internação de Adolescentes (CIA) em Ipatinga vai se tornar realidade em breve. Na tarde desta quinta-feira (14), a prefeita Cecília Ferramenta anunciou um acordo firmado entre o município e a Associação Rios de Água Viva, definindo o local que irá abrigar a unidade, no centro da cidade.

Em coletiva à imprensa regional, ao lado da prefeita, o presidente e fundador da entidade, Fernando Januário, assinou um termo de compromisso garantindo a liberação do imóvel, de propriedade do Estado. A associação pediu apenas ajuda para que sejam concluídas as obras do bloco 1 de sua sede em Coronel Fabriciano, permitindo assim a sua transferência. No novo espaço, além de abrigar os 109 residentes da unidade de Ipatinga, a entidade terá espaço para atender mais 45 internos.

Pela manhã, a prefeita Cecília Ferramenta já havia participado de uma reunião com presença da subsecretária estadual de Atendimento às Medidas Sócioeducativas, Camila Silva Nicácio; do tenente-coronel Edvânio Rosa Carneiro, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar; do coronel Jordão Bueno Júnior, comandante da 12ª Região de Polícia Militar;e do chefe da 1ª Delegacia Regional de Segurança Pública (DRSP), Gilberto Simão de Melo. No encontro, foi confirmado que o Estado já teria assegurado os recursos para a implantação do CIA Provisório e aguardava apenas a desocupação do imóvel para início das obras.

“Foram feitos vários estudos e a atual sede da Associação é a única que atende as exigências para instalação do Centro de Internação provisório. O compromisso que estamos formalizando representa uma conquista de caráter regional, uma vez que o CIA funcionará em Ipatinga, mas atenderá todo o Vale do Aço”, ressaltou a prefeita.

A prefeita Cecília Ferramenta fez um apelo para contar com o empenho de órgãos governamentais e entidades da sociedade civil do Vale do Aço e anunciou que Ipatinga irá formalizar um convênio com a entidade que trabalha na recuperação de dependentes químicos. “Estamos dando a nossa contrapartida para concretizar o Centro de Internação de Adolescentes para o Vale do Aço. Estou aqui, dando o exemplo do nosso governo, mas é preciso que toda a região se empenhe também e apóie a associação”,
afirmou.

ApoioFundada em 1993, a Associação Rios de Água Viva sobrevive de doações e trabalhos voluntários. A entidade oferece abrigo e acompanhamento para jovens e adultos em situação de dependência química, como o crack e o álcool.

A construção da sede própria em Ipatinga, segundo o fundador da entidade, teve o apoio de Cecília Ferramenta durante seu mandato como deputada estadual, via emenda parlamentar. “A prefeita Cecília Ferramenta está mais uma vez se empenhando em nos ajudar. Agora conseguiremos expandir a rede de prevenção, recuperação e tratamento de um problema social regional”, concluiu Fernando Januário.