Em pouco mais de dois meses de trabalho da nova Administração Municipal, Ipatinga começa a retomar a imagem de cidade limpa e arborizada, igual a quando foi considerado um dos municípios com maior índice de área verde por habitante. Para restabelecer esse conceito, a Prefeitura de Ipatinga desenvolve projetos de paisagismo visando a revitalização de áreas e a implantação de jardins.
Cerca de 100 pontos espalhados pela cidade, incluindo canteiros, praças e áreas verdes do município, estão recebendo atenção especial do Departamento de Meio Ambiente (Demam), da Secretaria de Serviços Urbanos e Maio Ambiente (Sesuma). “Em função do descuido com as áreas públicas do município, por parte do governo anterior, existem praças que não possuem mais jardins e locais onde a grama tomou conta do espaço. Com a revitalização desses pontos, vamos voltar a ter áreas de lazer e convivência em Ipatinga”, explica a diretora do Demam, Júlia Macedo.
No decorrer desta semana, por exemplo, os jardins do entorno do prédio da PMI, a Praça Central da Vila Celeste, o trevo entre os bairros Cariru e Castelo, o complexo de quadras do campo do Bigode, no bairro Veneza, além da praça Japão, no Cariru, são alguns dos pontos que receberam limpeza, capina e revitalização de canteiros. A estimativa do Demam é que em quatro meses todas as áreas verdes da cidade estejam reestruturadas e passem a contar com a manutenção periódica.
Distribuição de mudas
A boa notícia é que as espécies plantadas nas áreas verdes do município estão disponíveis no Viveiro Municipal e podem ser adquiridas gratuitamente pela comunidade. “A população pode contribuir com a arborização de Ipatinga, plantando as mudas nos jardins das casa. Para isso, ampliamos a produção de mudas e a recomposição das matrizes cultivadas no Viveiro”, observa Júlia Macedo.
O Viveiro Municipal fica situado à rua Argemiro de Melo, 525, bairro Jardim Panorama, aberto de segunda à sexta-feira. O horário de atendimento para retirada de mudas é das 7h às 13h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário