segunda-feira, 25 de março de 2013

Ipatinga realiza IPTU premiado pela primeira vez



A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, reuniu a imprensa para anunciar a realização do IPTU premiado neste ano, pela primeira vez na história da cidade. “Nosso objetivo é incentivar o pagamento a vista do IPTU, o que representa um importante reforço nas finanças municipais, e oferecer prêmios aos contribuintes que estão em dia com as suas obrigações e podem continuar ajudando o município, evitando o pagamento de multas e juros”, enfatizou a prefeita.

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma das três principais fontes de receitas próprias do município, cujo valor arrecadado é revertido integramente em investimentos na cidade. Por lei, 25% do montante originado pelo tributo devem ser investidos em Educação e 15%, em Saúde. O slogan da campanha lançada pela PMI este ano é “Ipatinga: você curte, você ganha”.

Poderão participar do sorteio, exclusivamente, os contribuintes que pagarem a vista o IPTU 2013 até o dia 15 de abril, com desconto de 15%, ou até o dia 26 de abril, sem desconto. Os cupons devem ser retirados pelo contribuinte, mediante a comprovação da guia quitada a vista, no Centro de Atendimento Tributário (Ceat) que funciona no hall da PMI, onde também os cupons deverão ser depositados, devidamente preenchidos e carimbados.

O sorteio público do IPTU 2013 Premiado vai acontecer no dia 29 de abril, durante as comemorações de aniversário de Ipatinga, no Parque Ipanema.

Os prêmios são: 1º - um carro zero quilômetro 1.0; 2º - uma moto zero quilômetro 125 cilindradas; 3º - um refrigerador de 180 litros; 4º - um fogão quatro bocas; 5º - uma máquina de lavar roupa; 6º - uma TV Led de 32”; 7º - um microondas e 8º - um tablet.

O contribuinte que fizer o pagamento de duas ou mais parcelas ganha desconto de 10%, sem direito de participar do sorteio. Quem optar pelo parcelamento do IPTU poderá dividir o valor em até dez vezes (de abril a dezembro), sem juros.


Usiminas
A prefeita Cecília Ferramenta explicou que, desde o início de seu governo, representantes da PMI e da Usiminas vêm mantendo conversações para encaminhar a quitação do IPTU. “Historicamente, as administrações do PT sempre buscaram o diálogo aberto com a Usiminas”, destacou a prefeita, lembrando que durante os anos 90 e até 2004, a Prefeitura realizou diversos investimentos em Educação, Saúde e obras de qualidade de vida em todos os bairros da cidade, “utilizando bem os recursos arrecadados com o IPTU”.

Na última sexta-feira (22/03), a Usiminas realizou o pagamento de R$ 3 milhões referentes ao IPTU das áreas externas da siderúrgica, que não possui contencioso jurídico para a cobrança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário