Com o objetivo de ampliar as vagas na rede pública de ensino de Ipatinga e melhorar a qualidade da educação no município, a prefeita Cecília Ferramenta assinou o termo de ordem de serviços da obra da creche do Jardim Santa Clara, na tarde desta sexta-feira (08/03). A unidade de Educação Infantil, que deverá ser entregue à comunidade até o final deste ano, vai atender aos moradores dos bairros Vila Celeste, Vale do Sol e Vista Alegre.
A solenidade foi prestigiada pelo deputado federal Gabriel Guimarães, pelos secretários municipais, representantes da comunidade e de entidades sociais, além dos vereadores Agnaldo Bicalho, Leo Escolar, Nilsinho da Transnil, Toninho Bethânia, Juarez Pires, Fabinho e Sebastião Guedes.
Durante o evento, a prefeita anunciou outras sete creches que serão construídas no município, todas seguindo o padrão nacional tipo B, estipulado pelo Ministério da Educação (MEC). “No total, são oito creches bem equipadas, o que vai gerar cerca de duas mil vagas para a Educação Infantil, garantindo acesso à educação de qualidade às crianças do nosso município”, observou Cecília Ferramenta, acrescentando que essa conquista só foi possível graças ao apoio do deputado federal Gabriel Guimarães, “que não mediu esforços para intermediar a busca de recursos junto ao Ministério da Educação”, completou a prefeita.
Gabriel Guimarães parabenizou a prefeita pelo empenho na realização de projetos no município. “Essa obra é uma das muitas que o governo federal anunciou para Ipatinga. Isso foi possível graças ao comprometimento da prefeita Cecília Ferramenta, que já virou uma pessoa conhecida pela sua capacidade de elaborar bons projetos”, elogiou o deputado.
Na oportunidade, a prefeita adiantou que já foi aprovada pelo MEC a vinda do Instituto Federal Tecnológico de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais (IFMG), além de quatro quadras do programa Brasil Carinhoso. “Vamos trabalhar para garantir que a educação seja contemplada desde a infância até a formação profissional e superior”, garantiu.
A moradora do Jardim Santa Clara, Elenice de Fátima, elogiou a iniciativa da prefeita de Ipatinga. “A construção dessa creche é um verdadeiro marco para a região porque vai desenvolver tudo aqui. Além disso, vai ajudar as mães que precisam trabalhar”, afirmou.
De acordo com o MEC, o projeto arquitetônico tipo B se caracteriza pela capacidade de atendimento a 240 crianças com até cinco anos de idade, em dois turnos, ou 120, em turno integral. A unidade compreende salas pedagógicas e de informática, secretaria, pátio coberto, cozinha, refeitório, sanitário e fraldário, entre outros ambientes, todos adaptados para pessoas com deficiência. A creche do Jardim Santa Clara será construída na rua Maçarico, nº 450.
Os recursos para construção da creche provêm do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) do governo federal, a partir do convênio confirmado pela prefeita de Ipatinga, em audiência no Ministério da Educação, realizada no final de fevereiro.
A obra foi orçada em aproximadamente R$ 1,4 milhão, com previsão de entrega em dezembro deste ano. Em cumprimento ao programa, a PMI fica responsável por oferecer o terreno e executar a obra, no prazo médio de dois anos, incluindo prazo de licitação. Em contrapartida, o governo federal libera os recursos de forma progressiva, sendo repassados 30% no momento da licitação, mais 50% no início da construção. Após conclusão de 80% da obra, são destinadas verbas para aquisição de mobiliário escolar, de acordo com o MEC.
Segundo a prefeita, além do Jardim Santa Clara, já estão confirmadas as creches para os bairros Nova Esperança e Planalto. “Agora, vamos verificar a disponibilidade de terrenos e ainda os estudos de demanda para a Educação Infantil, para podermos indicar onde serão alocadas as outras unidades”, confirmou. “Vamos continuar em busca de recursos para a construção de novas unidades educacionais em Ipatinga”, concluiu Cecília Ferramenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário