quinta-feira, 14 de março de 2013

Ipatinga define local para implantação do CIA



A implantação do Centro de Internação de Adolescentes (CIA) em Ipatinga vai se tornar realidade em breve. Na tarde desta quinta-feira (14), a prefeita Cecília Ferramenta anunciou um acordo firmado entre o município e a Associação Rios de Água Viva, definindo o local que irá abrigar a unidade, no centro da cidade.

Em coletiva à imprensa regional, ao lado da prefeita, o presidente e fundador da entidade, Fernando Januário, assinou um termo de compromisso garantindo a liberação do imóvel, de propriedade do Estado. A associação pediu apenas ajuda para que sejam concluídas as obras do bloco 1 de sua sede em Coronel Fabriciano, permitindo assim a sua transferência. No novo espaço, além de abrigar os 109 residentes da unidade de Ipatinga, a entidade terá espaço para atender mais 45 internos.

Pela manhã, a prefeita Cecília Ferramenta já havia participado de uma reunião com presença da subsecretária estadual de Atendimento às Medidas Sócioeducativas, Camila Silva Nicácio; do tenente-coronel Edvânio Rosa Carneiro, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar; do coronel Jordão Bueno Júnior, comandante da 12ª Região de Polícia Militar;e do chefe da 1ª Delegacia Regional de Segurança Pública (DRSP), Gilberto Simão de Melo. No encontro, foi confirmado que o Estado já teria assegurado os recursos para a implantação do CIA Provisório e aguardava apenas a desocupação do imóvel para início das obras.

“Foram feitos vários estudos e a atual sede da Associação é a única que atende as exigências para instalação do Centro de Internação provisório. O compromisso que estamos formalizando representa uma conquista de caráter regional, uma vez que o CIA funcionará em Ipatinga, mas atenderá todo o Vale do Aço”, ressaltou a prefeita.

A prefeita Cecília Ferramenta fez um apelo para contar com o empenho de órgãos governamentais e entidades da sociedade civil do Vale do Aço e anunciou que Ipatinga irá formalizar um convênio com a entidade que trabalha na recuperação de dependentes químicos. “Estamos dando a nossa contrapartida para concretizar o Centro de Internação de Adolescentes para o Vale do Aço. Estou aqui, dando o exemplo do nosso governo, mas é preciso que toda a região se empenhe também e apóie a associação”,
afirmou.

ApoioFundada em 1993, a Associação Rios de Água Viva sobrevive de doações e trabalhos voluntários. A entidade oferece abrigo e acompanhamento para jovens e adultos em situação de dependência química, como o crack e o álcool.

A construção da sede própria em Ipatinga, segundo o fundador da entidade, teve o apoio de Cecília Ferramenta durante seu mandato como deputada estadual, via emenda parlamentar. “A prefeita Cecília Ferramenta está mais uma vez se empenhando em nos ajudar. Agora conseguiremos expandir a rede de prevenção, recuperação e tratamento de um problema social regional”, concluiu Fernando Januário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário