segunda-feira, 13 de maio de 2013

Abertas inscrições para a Conferencia das Cidades



As inscrições para os interessados em participar, como delegado, da etapa municipal da 5º Conferência Nacional das Cidades, promovida pela Secretaria de Planejamento de Ipatinga (Seplan), podem ser feitas até o próximo dia 27 de maio. O registro é feito de 12h às 18h na própria Seplan, que funciona no 6º andar da Prefeitura. Os interessados devem apresentar comprovante do segmento da sociedade que representa. Nesta edição o evento tem o tema municipal, “Cidade, cidadãos e Governo: Por Uma Gestão Participativa de Desenvolvimento Urbano”.

Durante a conferência serão eleitos 18 delegados municipais, distribuídos por segmentos, entre eles gestores, administradores públicos e legisladores; movimentos sociais e populares; trabalhadores representados por suas entidades sindicais, empresários, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, conselhos profissionais e ONGs com atuação na área de desenvolvimento. A Prefeitura orienta que, no dia do evento, as inscrições sejam feitas até as 13h, na sede da Unipac, no bairro Bethânia, para que os documentos exigidos sejam analisados.

Os escolhidos vão defender as propostas que elegeram como prioritárias para a cidade na etapa estadual, que será realizada em agosto, e de onde serão eleitos os representantes da 5ª Conferência Nacional das Cidades, evento que acontece a cada três anos em Brasília. Neste ano, a etapa nacional será no período de 20 a 24 de novembro. O evento tem por objetivo construir um espaço para a sociedade debater a elaboração e avaliação das políticas públicas.

Dentre os assuntos a serem debatidos, destacam-se as questões referentes à habitação de interesse social, regularização fundiária, saneamento ambiental, acesso à água, transporte, mobilidade e acessibilidade.

A 5º Conferência das Cidades do município de Ipatinga se concentra em quatro eixos: participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU); Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU); instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial e, por último, políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário