A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (07/05), representantes do Mutirão pela Ética e Cidadania, da Associação Vale do Aço de Ciclismo (Avaci) e dos grupos de ciclismo Pedal Gole e Bike Morro Acima. Os cicloativistas protocolaram um projeto com sugestões propondo melhorias no trânsito do município.
De acordo com o representante do Mutirão Ética e Cidadania, Márcio Castro, o documento é fundamentado nos pilares políticas públicas, de infraestrutura e educação. “Nossa proposta foi elaborada com a participação da população, o que mostra a necessidade de tornar Ipatinga uma cidade viável para o uso de bicicletas. O município possui ciclovias em má conservação, e é preciso melhorar a estrutura cicloviária para que a bicicleta seja utilizada com segurança”, argumentou.
No encontro, a prefeita Cecília Ferramenta destacou as ações emergenciais já executadas, para que o município volte a oferecer qualidade de vida à população. “Desde que iniciamos nosso mandato, no dia 2 de janeiro, priorizamos os serviços de saúde, buscamos melhorar as condições físicas da nossa cidade com a operação tapa-buracos e limpeza urbana. Sobretudo, negociamos as dívidas deixadas pelo governo anterior com as creches, entidades e fornecedores da área de Educação e, ainda, colocamos em dia o pagamento dos servidores”, enumerou.
As propostas da prefeita Cecília Ferramenta, direcionadas a proporcionar melhorias em todo o sistema viário, também foram debatidas na reunião. “Enviamos cartas-consulta ao governo federal, com a finalidade de angariar recursos para implantação de políticas públicas que vão ao encontro das propostas do nosso programa de governo, especialmente no que diz respeito à mobilidade urbana”, salientou a prefeita.
Além de recuperar, ampliar e integrar o sistema de ciclovias, estimulando e garantindo segurança aos ciclistas, o programa de governo da prefeita Cecília Ferramenta propõe a implantação o “Programa Vou de Bike”, em parceria com a iniciativa privada, como logística de meio de transporte alternativo, para facilitar o deslocamento em pontos estratégicos da cidade.
Atualmente, o município possui mais de 47 quilômetros de ciclovias. Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Gustavo Lima, presente à reunião, os trechos de ciclovias danificados receberão atenção especial. “Estamos nos concentrando, inicialmente, na limpeza das ciclovias para garantir a segurança de quem trafega por elas. Em seguida, vamos priorizar o reparo dos trechos que não receberam manutenção nos últimos anos”, enfatizou o secretário.
Parabéns pela participação popular. Esta é a diferença do Governo do PT. A população participando com propostas e sendo ouvidas pela nossa Prefeita.
ResponderExcluirE o momento é de extrema importância. A questão da Mobilidade Urbana está em alta agora que houve toda esta melhora no poder aquisitivo de nossos trabalhadores. E a cada mês aumentam os números de carros circulando nos municípios. Aliás, este é um problema de todo o Vale do Aço.