A prefeita Cecília Ferramenta participa de evento no imóvel que vai abrigar o CIA de Ipatinga_SecomPMI_JBReis |
A entrega das chaves do imóvel onde funcionava a Associação Rios de Água Viva para a delegada regional de Ipatinga, Irene Franco, representa mais um passo importante para a implantação do Centro de Internação de Adolescentes (CIA) de Ipatinga. O ato de transferência foi realizado nesta quinta-feira (23/05), com as presenças da prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, representantes dos Conselhos Municipais de Segurança Pública (Consep’s), empresários, agentes comunitários e autoridades das Polícias Civil e Militar.
“A instalação do CIA de Ipatinga é fruto de uma luta cooperativa, com a participação de vários setores da sociedade que estão preocupados com a situação de violência envolvendo nossos jovens e que deram a sua parcela de contribuição para o final feliz desse processo”, avalia a prefeita Cecília Ferramenta.
Da parte do município de Ipatinga, explica a prefeita, foram mantidos diversos contatos com a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Sócioeducativas, ligada à Secretaria de Estado de Defesa Social, e também com a direção da entidade social que ocupava o imóvel destinado ao CIA. Ainda na condição de deputada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Cecília Ferramenta foi autora de uma emenda ao orçamento estadual que destinou recursos para aquisição do terreno da nova sede da Associação Rios de Água Viva, no bairro Morada do Vale, em Coronel Fabriciano.
“Sempre buscamos um trabalho de parcerias para atender às demandas da sociedade e no caso da [associação] Rios de Água Viva não foi diferente. O poder público faz a sua parte e conta com a participação da entidade para uma atuação conjunta na área social”, avalia a prefeita. Nesse caso, a Prefeitura deverá assinar um convênio com a Associação Rios de Água Viva, que oferece abrigo e acompanhamento para pessoas em situação de dependência química, como o crack e o álcool, assegurando o repasse de cerca de R$ 70 mil destinados à manutenção da entidade até dezembro deste ano.
Em contrapartida, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a entidade deverá oferecer uma programação de palestras e atividades de conscientização para a população jovem, a serem realizadas nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e nas escolas da rede municipal. O presidente da entidade, Fernando Januário, fez questão de agradecer a prefeita por seu empenho na busca de uma solução para a nova sede da Rios de Água Viva e a instalação do CIA provisório.
A partir de agora, a Polícia Civil de Ipatinga passa a ser guardiã do imóvel e a Secretaria de Estado de Defesa Social deverá anunciar em breve o cronograma das obras de adequação para abrigar o CIA. Os recursos da ordem de R$ 1,3 milhão para custear as intervenções já estão disponibilizados pelo governo estadual.
Ótimo!!!!
ResponderExcluir