sexta-feira, 24 de maio de 2013

“Dedo de Prosa” com Dona Bizuca



Os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Zélia Duarte Passos participaram, na tarde desta sexta-feira (24), do primeiro “Dedo de Prosa” de 2013, promovido pela Prefeitura de Ipatinga. O encontro aconteceu na Biblioteca Muncipal Zumbi dos Palmares e teve como convidada a pioneira Maria Weber de Oliveira, mais conhecida como dona Bizuca.

Durante a “prosa” com os estudantes, dona Bizuca declamou poemas, contou parte da história do município e apresentou aos estudantes referências bibliográficas de autoria de pioneiros da cidade. “Estas obras são fonte de pesquisa para vocês, que serão responsáveis por dar continuidade ao processo de desenvolvimento de nossa Ipatinga”, observou.

Aos 80 anos, dona Bizuca foi uma das primeiras professoras do município e participou da criação das Escolas Reunidas Júlia Kubtschek, onde lecionou entre os anos de 1957 a 1961. A partir daí e até 1986, foi diretora da Escola Estadual Manoel Izídio.

Além de poesias e livros, a pioneira também é autora do Hino de Ipatinga, que foi cantado pelo músico Sóstenes Araújo, durante o encerramento do encontro.

Para o aluno do 9° ano, Matheus Honorato, o “Dedo de Prosa” é uma oportunidade para os adolescentes conhecerem a cidade onde vivem. “Considero essa atividade muito importante, porque conversando com pioneiros, ficamos sabendo um pouco da história da nossa cidade. Quem viveu aqui antes de nós? O que essas pessoas fizeram para Ipatinga ser o que é hoje? Muitas perguntas como essas são respondidas no projeto”, elogiou o estudante.

O “Dedo de Prosa” é desenvolvido pela PMI na Biblioteca Municipal e tem como objetivo preservar a história e a cultura da cidade, apor meio da promoção de encontros com os pioneiros da cidade, para conversas sobre episódios reais, vivenciados pelos primeiros habitantes do município.

Leia mais sobre esta e outras notícias do dia, no site da PMI: www.ipatinga.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário