sexta-feira, 17 de maio de 2013

Prefeitura retoma serviço de apreensão de animais



O serviço de apreensão de animais de grande porte em via pública voltou a ser prestado em Ipatinga nesta semana. Realizado pela Unidade e Departamento de Bens e Animais Apreendidos (Undeba), da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) da Prefeitura de Ipatinga, o serviço foi desativado em outubro do ano passado, pelo governo anterior, o que causou diversos transtornos no trânsito do município.

De acordo com o secretário adjunto de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Carlos Lima, além de evitar acidentes no trânsito, a retirada dos animais de grande porte das vias públicas minimiza o risco de transmissão de doenças. “O animais circulam livremente em avenidas de grande movimento e em áreas de convivência de crianças, o que não é saudável. Por isso, os animais encontrados nas ruas, praças e áreas públicas são recolhidos ao depósito da Prefeitura”, argumenta.

Com um caminhão boiadeiro, os técnicos da PMI fazem o recolhimento e transporte adequado de equinos, bois e vacas para o Curral Conselho, localizado na rua Salmão, nº 2.000, bairro Forquilha. O animal pode ser retirado pelo proprietário até 30 dias após a apreensão, mediante pagamento de multa de até 50% do salário mínimo vigente. Além disso, também deve ser paga uma taxa de manutenção e permanência do animal no Curral Conselho.

No entanto, os proprietários dos animais também devem se responsabilizar pela retirada dos bichos da via pública, conforme o artigo 129 do Código Municipal de Posturas (Lei 375/1972), que diz: “É proibida a permanência de animais nos logradouros públicos do Município”.

A população pode ajudar a Prefeitura de Ipatinga neste serviço. Caso animais de grande porte estejam soltos em logradouros públicos, basta entrar em contato com a Undeba pelos telefones 3829-8432 ou 3829-8135. O atendimento ao público no Curral Conselho é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. 

Leia mais sobre as notícias do dia em nosso site: www.ipatinga.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário